Agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue realizam mutirões de coleta de materiais inservíveis

As ações foram realizadas entre os dias 04 e 20 de setembro
O trabalho preventivo realizado pelos agentes de combate a endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) continua sendo realizado nos bairros de Patos de Minas. As atividades têm como principal objetivo recolher materiais que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Os agentes têm visitado vários terrenos baldios de bairros da cidade, locais em que há o acúmulo de materiais inservíveis descartados de forma inadequada.
As últimas ações dos agentes aconteceram no dia 04 de setembro (no Bairro Cristo Redentor), 14 de setembro (nos bairros Bela Vista e Nova Floresta) e 20 de setembro (no Bairro Boa Vista). Dentre os materiais recolhidos estavam garrafas pet, sacolinhas plásticas, latinhas, sacos de cimento vazios, latas de tinta vazias, vasilhas plásticas e pneus. Todo esse material foi acondicionado em sacos de lixo para que o caminhão de coleta recolhesse. Quanto aos pneus, estes foram encaminhados ao ECOPONTO.
O trabalho dos agentes do PMCD é muito importante no combate ao Aedes aegypti, pois os materiais descartados de maneira inadequada são potenciais criadouros desse mosquito, o qual é o principal vetor do vírus da dengue. É necessário destacar que a ajuda da população é indispensável para que haja eficácia nesse trabalho, pois o correto descarte do lixo pode evitar que se espalhem pela cidade focos desse mosquito.