Alunos do programa “Viva Cristavo” aprendem a fabricar violas

Na manhã desta quinta-feira (16/10) foi realizada na Fundação Promam uma apresentação das violas fabricadas pelos alunos do programa “Viva Cristavo”.Nove alunos confeccionaram as violas caipiras ou “Luthieria” como é conhecida e que ainda é nome de uma das oficinas ministradas no Programa Viva Cristavo, sob instrução do Sargento Rocha e militares que fazem parte do Projeto de Musicalização da Polícia Militar de Patos de Minas. Esta oficina foi destinada a adolescentes que durante dois meses confeccionaram sua própria viola, além de terem aulas práticas, eles também tiveram aulas teóricas sobre a história da “Luthieria”, como surgiu a viola caipira, quais são os acordes e também algumas músicas que utilizam o instrumento.
De acordo com a Coordenadora do Núcleo Cristavo, Patrícia Sousa, a oficina tem o intuito não só de ensinar os alunos a tocar viola, mas sim de dar aos alunos a oportunidade de ter algo que é produzido por eles, “além de trabalhar valores como a disciplina, responsabilidade, respeito e companheirismo, que foram de suma importância para a finalização da tão esperada viola que agora pronta será tocada, pois o próximo passo será este”, afirmou.
Estiveram presentes na apresentação o prefeito Pedro Lucas Rodrigues, a primeira-dama e presidente da Fundação Promam, Gleide Lucas Rodrigues, secretários e diretores da administração municipal.