“Avança Patos”: lançado pacote para retomada econômica municipal

Na manhã desta terça-feira (21/9), foi lançado o “Avança Patos”, que visa estabelecer medidas econômicas para o crescimento do município no período pós-pandemia. O evento contou com a participação do prefeito Luís Eduardo Falcão e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, além de representantes de entidades parceiras e de autoridades locais.

Proposto pelo Executivo patense, o pacote de retomada econômica é composto por diferentes programas, todos com o objetivo comum de promover desenvolvimento. Um deles é o “Patos de Minas – Empresas Mais Inovadoras”, parceria da prefeitura com a Codemge e o Sebrae, cujo objetivo é auxiliar os pequenos negócios impactados pela pandemia a aumentar as suas vendas.

“Os empresários terão acesso a consultorias tecnológicas de inovação que levarão em conta um dos três eixos do programa, à escolha do participante conforme a necessidade do negócio: transformação digital, que auxiliará na ampliação da presença no ambiente virtual; merchandising e boas práticas no ambiente comercial; e aumento da eficiência produtiva, com foco na redução de desperdício e otimização de processos”, explicou a analista do Sebrae Jéssica Viana na ocasião.

Outra iniciativa que integra o pacote é o “Simplifica Patos”, apresentado no evento pela diretora de Relações Institucionais da prefeitura, Francielle Santos. Ela destacou que o foco é facilitar e agilizar a liberação das solicitações aos munícipes. “O programa de desburocratização veio para facilitar o acesso e modernizar a gestão. Cidadãos, entidades e associações serão convidados a relatar os problemas decorrentes da burocracia pública municipal e, a partir daí, buscaremos combater os excessos e tornar a cidade mais livre e simples”, pontuou.

Os participantes do evento também conheceram o terceiro programa do “Avança Patos”. Trata-se do “+Educação”, parceria da prefeitura com o Senac por meio da qual serão ofertadas vagas em cursos de formação inicial e continuada, além de cursos de educação profissional técnica de nível médio para pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores (empregados ou desempregados). “A unidade do Senac está com mais de 300 vagas gratuitas abertas, distribuídas em cursos preparatórios de diversas áreas”, disse a diretora do Senac, Francislene Soares Chagas.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, parabenizou a iniciativa e os programas. “Todas as soluções apresentadas mostram o cuidado enquanto política pública para que a empresa possa se sustentar enquanto formação de mão de obra e formação gerencial. Melhorar o ambiente de negócios com o ‘Simplifica Patos’ é também uma das ações que vão ajudar na retomada da economia.”

Passalio também firmou seu compromisso com o “Avança Patos” e demais ações de desenvolvimento do município. “Estamos colhendo frutos em todo o estado de políticas de melhoria no ambiente de negócios. Equipes que se comprometem e têm engajamento, é assim que nós vamos ter um estado mais próspero e gerador de empreendimento”, finalizou.

O prefeito Luís Eduardo Falcão reforçou seu empenho com o desenvolvimento econômico de Patos de Minas. “Temos que auxiliar todos aqueles que querem melhorar. Ajudar os empreendedores, agilizar o Sistema S e garantir que essas oportunidades cheguem às pessoas.”

Ainda dentro do programa de retomada econômica, foi realizada reunião entre Passalio e os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Social, respectivamente Hamilton Francisco e Jorgiane Suelen de Sousa. No encontro foi discutida a regularização fundiária urbana local, para que, município e estado, possam iniciar as tratativas de um futuro projeto.