Bairros Gramado, Rosário, Pizolato e Céu Azul recebem ações do Programa de Combate à Dengue

O intuito das ações é combater a disseminação do mosquito da Dengue
Os agentes de combate às endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) realizaram, nesta sexta-feira (29), um mutirão de recolhimento de materiais inservíveis cumulativos de água no bairro Jardim Céu Azul. Os agentes recolheram e ensacaram vários materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. As doenças transmitidas por esse mosquito podem levar ao óbito.
No dia 28, foi a vez do bairro Residencial Gramado receber a ação dos agentes. No local, foram recolhidos materiais plásticos, garrafas PET, lixos domésticos e vários outros materiais. Em muitos deles havia água parada, o que causa preocupação, já que água parada se torna um criadouro do mosquito. O material recolhido foi devidamente acondicionado em sacos de lixo. No mesmo dia, foi realizado um mutirão de recolhimento de lixo no bairro Rosário onde foram recolhidas muitas sacolas plásticas e garrafas PET.
Outra região que recebeu os agentes do PMCD foi a do bairro Residencial Pizolato, onde os agentes realizaram, nos dias 27 e 28, um minucioso trabalho de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Apesar de se tratar de imóveis onde ainda não existem moradores, os agentes realizaram a vistoria nas residências e fizeram o controle mecânico, através da eliminação dos recipientes que poderiam acumular água e onde se fez necessário foi tratado com larvicida. Os funcionários do local foram orientados a tomar algumas precauções. “É necessário ressaltar que nesse período de chuvas e calor, os cuidados para controle e combate ao mosquito vetor de tantas doenças devem ser intensificados e toda a população precisa colaborar”, ressaltou a coordenadora do programa Sueli Santos.