Serão duas turmas exclusivamente destinadas ao público acima de 60 anos
O Conservatório Municipal traz novidade para 2023: o projeto Musicalidades. A iniciativa visa à inclusão e integração do idoso em atividades que promovam o aprendizado musical de forma terapêutica, possibilitando melhoria na qualidade de vida desse público. As inscrições serão realizadas no período de 15 a 30 de dezembro, das 7h às 17h, na sede da escola de música (Rua dos Miosotes, s/n, Jardim Paraíso).
As aulas serão ministradas pela professora Luciana Oliveira, ocorrendo uma vez por semana, com duração de 90 minutos. Serão duas turmas com 10 alunos cada. Os horários disponíveis são às terças e quartas-feiras, às 18h.
O projeto propõe despertar nos idosos o interesse pelo aprendizado musical, trazendo canções que fizeram parte da história de vida dessas pessoas para estimular ainda mais o interesse pela aprendizagem. O repertório selecionado será utilizado para aprender ritmos e interpretar canções com voz, instrumentos musicais ou percussão corporal. Serão desenvolvidas atividades como jogos musicais e danças para trabalhar motricidade, lateralidade, concentração e criatividade.
“Os benefícios de exercícios sonoros e musicais para o idoso são muitos. Por meio deles, trabalha-se a cognição, eleva-se a autoestima, são promovidas relações intra e interpessoais, além de resgatar a identidade individual e social do idoso”, declarou o diretor do Conservatório Municipal, Stenio Caixeta. “O objetivo do nosso projeto é possibilitar melhor atendimento aos idosos, proporcionando um formato de aula adequado a eles e possibilitando que participem das apresentações do Conservatório”.
Para a professora Luciana Oliveira, o resgate de memórias musicais, a integração, a dignidade e o sentimento de pertencimento e utilidade constituem alguns dos propósitos do Musicalidades. “O projeto nasce para oferecer opção de atividade saudável ao público da terceira idade que poderá aprender fundamentos de teoria musical de forma leve e prazerosa”, informou Luciana.