Covid-19: aplicação de segunda dose da vacina começa em 1º de fevereiro

Nova remessa chega também no início da semana, mas ainda não há informação de quantidade

Profissional de saúde da rede municipal de saúde recebendo a primeira dose de CoronaVac

Profissionais da linha de frente de combate à Covid-19 e idosos asilados começam a receber, na próxima segunda-feira (1⁰), a segunda e última dose de CoronaVac (produzida no Brasil em parceria com o Butantan). Também nesse dia, está prevista a chegada de mais vacinas em Patos de Minas. Segundo a Superintendência Regional de Saúde (SRS), a remessa terá imunizantes tanto do laboratório Sinovac/Butantan quanto do AstraZeneca/Fiocruz. 

A SRS ainda não informou o quantitativo de doses dessa segunda remessa, mas é sabido que não será possível atender agora o grupo prioritário de pessoas acima de 75 anos. A estimativa é que, somente do público-alvo da fase 1-A, o município tem cerca de 20 mil pessoas. Entram nesse grupo, por exemplo, todos os trabalhadores de hospitais (públicos e privados) que realizam atendimento de Covid-19 e trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência. 

Recentemente, o Ministério da Saúde incluiu profissionais de segurança e salvamento como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 no Plano Nacional de Imunização.