Pedido para estender o horário de funcionamento foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Expectativa é que filas sejam reduzidas em período de pagamento do auxílio emergencial da União
A partir desta terça-feira (12), as instituições financeiras que fazem pagamento do auxílio emergencial do Governo federal estão autorizadas a funcionar das 8h às 14h de segunda a sexta-feira. O mesmo pode ocorrer aos sábados, caso a agência julgue necessário. O decreto que normatiza tal medida foi publicado na edição de hoje (139) do Diário Oficial do Município.
Até o momento, a mudança atinge somente a Caixa Econômica Federal, que anunciou atendimento no novo horário já a partir desta terça-feira. Segundo o decreto, as casas lotéricas poderão funcionar aos sábados, mas somente naqueles em que a CEF também estiver atendendo. O horário é o mesmo dos dias de semana: 8h às 14h. De segunda a sexta-feira, as loterias seguem abertas de 8h as 17h.
As instituições financeiras continuam obrigadas a cumprir as medidas de segurança contra o novo coronavírus, conforme especifica a norma:
-devem formar duas filas, sendo uma para autoatendimento (caixas eletrônicos) e outra para os serviços no interior de agência;
-disponibilizar álcool gel para uso dos clientes, inclusive nos caixas eletrônicos;
-colocar, no lado externo das agências, coberturas móveis (tendas) para comodidade dos clientes na formação de fila;
-colocar demarcador de espaço em fila de espera (no piso) para uma distância de dois metros entre pessoas;
-meia hora antes do encerramento, poderão ser distribuídas até 20 senhas para atendimento de pessoas, priorizando as necessidades dos presentes;
-organizar filas respeitando o espaço de dois metros de distância entre pessoas, devendo higienizar corrimões, separadores de filas, balcões, equipamentos e utensílios, de forma a prevenir a disseminação do coronavírus.
A população também precisa respeitar os cuidados para não disseminação do vírus. As normas de prevenção têm sido constantemente desrespeitadas, o que causa preocupação.
Foto: reprodução internet