1- Por que a Prefeitura de Patos de Minas está cadastrando a população?
O procedimento, específico para a vacinação contra a Covid-19, serve para auxiliar na dinâmica e organização da campanha. O cadastramento é uma espécie de “fila on-line”, ou seja, seguindo a ordem em que os cadastros foram realizados, a Secretaria de Saúde fará contato com o usuário para agendar data e horário da aplicação da dose. A intenção é que, dessa forma, evite-se a formação de enormes filas na porta das USFs, como ocorreu na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O agendamento ocorrerá mediante a chegada de novos lotes da vacina, obedecendo à ordem de prioridade estabelecida pelo Ministério da Saúde.
2- Quem deve cadastrar-se?
A prefeitura vai liberar o cadastramento conforme o andamento do plano vacinal e a chegada de mais doses por parte dos governos federal e estadual. Neste primeiro momento, o cadastro abrange idosos acima de 75 anos e servidores da saúde de forma geral. Isso porque esses grupos estão entre os primeiros na escala de prioridades para vacinação.
3- Então por que idosos asilados e profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 não se cadastraram?
Pois são um público menor, e a prefeitura sabe onde encontrá-los. Por isso as doses para esses dois grupos estão sendo aplicadas diretamente nos asilos e nos locais de trabalho deles.
4- Por que isso não será feito com os outros profissionais de saúde?
O município tem milhares de profissionais da saúde, principalmente atuando na área particular, como, por exemplo, em clínicas e consultórios de médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas. Diante disso, não é possível que a prefeitura vá aos locais de trabalho vaciná-los, daí a importância de cadastrar-se. Esses profissionais receberão a dose na USF de referência selecionada no momento do cadastramento.
5- Como efetivar o cadastramento?
A forma preferencial para efetivar o cadastramento é por meio on-line. Para isso, basta acessar www.patosdeminas.mg.gov.br/vacinacovid (menu disponível também no portal principal da Prefeitura de Patos de Minas). Nessa página, deve-se seguir os seguintes passos, tendo em mãos CPF, identidade e endereço da pessoa a ser vacinada:
1- Clicar em “Cadastre aqui”. 2.1- Quem já tem cadastro na plataforma de processos digitais pode fazer login diretamente. 2.2- Quem não tem cadastro deve clicar em “Criar conta” e preencher o formulário. Depois disso, será enviado um link para confirmação no e-mail informado. Basta acessar o e-mail e clicar no link. Usuário e senha estão criados, e agora o acesso é feito normalmente na plataforma. 3- Escolher a opção com o grupo prioritário a que pertence a pessoa a ser vacinada. 4- No alto da página, clicar em “Novo +” e, a partir daí, os próprios campos do formulário vão direcionando o usuário. 5- Depois de tudo preenchido e conferido, concluir clicando em “Finalizar processo”, na parte inferior da página. |
6- E agora, o que fazer?
Depois de concluir o cadastramento no site, o usuário deve aguardar o contato da UFS de referência comunicando a data da vacinação. Não adianta ir até a unidade antes disso. E, no dia marcado, a pessoa a se vacinar deverá ter em mãos documento com foto e número do CPF.
7- Outra pessoa pode cadastrar o idoso, por exemplo, ou quem tenha dificuldade de acessar o site?
Sim. Qualquer pessoa com usuário e senha cadastrados na plataforma de processos digitais da Prefeitura de Patos de Minas pode efetuar o cadastramento em nome de outra que esteja no grupo prioritário.
8- Há outra opção de cadastramento além da digital?
Sim. A preferência pelo formato on-line é justamente para evitar o deslocamento e possível aglomeração nas unidades de saúde. Contudo, em último caso, o usuário ou alguém com os dados pessoais dele em mãos, deve ir à UFS de referência para cadastrá-lo. O atendimento para essa finalidade será das 13h30 às 16h30.
9- E quando chegam mais vacinas?
O cronograma de entrega das vacinas contra Covid-19 não compete à prefeitura. As vacinas são recebidas primeiramente pelo Governo federal, que as envia para o Governo estadual. Na sequência, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais é quem define a quantidade de doses para cada cidade mineira e o dia em que elas serão enviadas. Portanto não há como fazer planejamento a longo prazo para aplicação.
10- Qual será a ordem de vacinação?
Seguindo a ordem de grupos prioritários estabelecida no Plano Nacional de Vacinação, a Secretaria de Saúde até o momento divulgou o seguinte:
Fase 1-A: Profissionais da saúde (linha de frente do enfrentamento à Covid-19), idosos institucionalizados, funcionários de instituições de longa permanência. Fase 1-B: Demais profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos. Fase 2: Pessoas acima de 60 anos. Fase 3: Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesos. As demais fases serão divulgadas de acordo com o andamento do plano vacinal. |