Covid-19: Portal Saúde é lançado com informe epidemiológico em tempo real

Hotsite está disponível no endereço saude.patosdeminas.mg.gov.br
Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Patos de Minas coloca no ar, em caráter experimental, o Portal Saúde, hotsite preparado com informações específicas sobre o novo coronavírus. A principal novidade é a disponibilização em tempo real do Boletim Epidemiológico Municipal do Covid-19, logo na parte superior da página. O endereço para acesso é saude.patosdeminas.mg.gov.br.

O Portal Saúde será finalizado ao longo dos próximos dias. O objetivo de já colocá-lo no ar é permitir que informações relevantes sejam consultadas pela população. No hotsite, estão disponíveis, por exemplo, endereços e telefones atualizados de todas as unidades básicas de saúde, telefone da Unidade de Resposta e Atendimento (URA), decretos editados em razão da pandemia e notícias.

Dados do boletim – A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota explicando que o município tem 11 casos confirmados e não 13, como divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (13) nesta quarta-feira.

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que os casos de Covid-19 confirmados em Patos de Minas são no total de 11. Os 13 casos comunicados no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) são devido à inconsistência de informações de laboratórios particulares que colhem amostras de moradores de outros municípios e liberam o resultado como sendo de residente de Patos de Minas.

Os casos descartados constantes no informe da SES-MG são apenas 19 pelo motivo de que o descarte ocorreu durante a digitação das fichas pelos estabelecimentos de saúde. A SMS estava realizando apurações manuais, já que o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou os fechamentos eletrônicos para os municípios. Assim que houver regularização da base de dados por parte do Ministério da Saúde, a secretaria conseguirá fechar os casos, normalizando tal situação. Vale ressaltar que a situação citada está ocorrendo em todo o Brasil.”

Assim como já anunciado, a Prefeitura de Patos de Minas divulgará um boletim epidemiológico mais detalhados todas as sextas-feiras.