CREAS e PM reconduzem nove pessoas em situação de rua para cidades de origem

Foram abordadas 15 pessoas ao todo, das quais cinco retornaram para as moradias no próprio município

Ação conjunta entre o Centro de Referência Especializado em Assistência Social e a Polícia Militar resultou na abordagem de 15 pessoas em situação de rua nesta quinta-feira (17/3). As equipes estiveram no Galpão do Produtor Rural, na orla da Lagoa Grande, na Avenida Marabá e nas ruas Padre Caldeira e Doutor Marcolino. Durante o trabalho, os profissionais do CREAS cadastraram ou atualizaram os dados dos moradores e os orientaram quanto às opções oferecidas para que eles possam deixar a atual condição em que vivem. A Secretaria de Obras Públicas auxiliou com o transporte de pertences dos abordados e limpeza das áreas. 

Segundo o CREAS, o balanço da ação foi positivo: cinco pessoas retornaram para as suas casas em Patos de Minas e nove receberam passagens para voltar às suas cidades de origem (Belo Horizonte, Uberaba e João Pinheiro). Apenas uma não aceitou ajuda e, nesse caso, a Assistência Social não tem amparo legal para retirá-la das ruas. “Fato é que toda pessoa tem o direito de ir e vir. Nosso trabalho é no sentido de ajudá-los a resgatar os laços familiares, mas não podemos obrigá-los”, explica a diretora de Proteção Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Elizete Mundim. 

“No CREAS eles têm toda a assistência necessária. Recebem banho, comida, lugar para dormir. Aos que necessitam é ofertada inclusive internação em clínicas terapêuticas, mas essa medida não pode ser compulsória, é preciso que a pessoa aceite essa ajuda. Nós fazemos abordagens diariamente em vários pontos da cidade para amenizar a situação, é um trabalho constante”, acrescenta a diretora. 

O trabalho do CREAS com as pessoas em situação de rua inclui ainda o acompanhamento para inclusão em programas e benefícios sociais (quando o morador atende os critérios exigidos), entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e até mesmo encaminhamento para vagas de emprego.