A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresentou, na manhã desta terça-feira (4/1), balanço das ações da pasta durante 2021. Ao longo do ano, os diversos setores atuaram com o foco em arrumar a casa e priorizar a reestruturação dos programas municipais, estaduais e federais.
Através de suas diretorias e dos respectivos diretores, a secretária Jorgiane Suelen de Sousa apresentou o resultado do trabalho em diferentes áreas, como regularização urbana e rural, direitos humanos, segurança alimentar e nutricional, apoio à criança e ao adolescente etc.

Uma das principais ações da pasta em 2021 foi a VacinAção Solidária. Em parceria com o Banco de Alimentos e o Sesc Mesa Brasil, foram arrecadadas mais de 15 toneladas de alimentos nos postos de vacinação contra a Covid-19 em Patos de Minas. Esses produtos foram direcionados a entidades filantrópicas e a famílias que fazem parte do Cadastro Único.
Dentro da secretaria, muitas atividades só foram possíveis devido a parcerias com o setor privado, o que resultou no aumento do atendimento em setores de empregabilidade, inclusão social e doação de alimentos. Uma das mais importantes delas, a parceria com os produtores da Ceasa Regional, tem trazido excelentes resultados e satisfação para as instituições e pessoas atendidas.
Seguindo os princípios da gestão do prefeito Luís Eduardo Falcão, a secretaria conseguiu reduzir os custos em mais de R$ 200 mil no ano passado, e a previsão é que o valor chegue a aproximadamente R$ 600 mil em 2022. Tudo isso feito apenas com a revisão de contratos e substituição de serviços prestados.
Confira a apresentação completa: