A mudança vale a partir do próximo dia 18
Para facilitar o acesso a programas sociais e benefícios assistenciais por meio da inclusão no CadÚnico, a Secretaria de Desenvolvimento Social lançou o projeto “Cadastro Único mais perto de você”. O que muda na prática é a descentralização do cadastramento que passa a ser feito nos próprios CRAS de referência dos usuários. A alteração começa a valer já na próxima semana, a partir do dia 18/5 (quarta-feira), e, para a organização desse novo formato, não haverá atendimento no setor do CadÚnico nos dias 16 e 17 de maio.
A experiência do Cadastro Único descentralizado evidenciou as vantagens de deixar esse tipo de serviço mais perto de quem o utiliza. O Cadastro Único, ao longo dos anos, tem se fortalecido para melhor atender a população brasileira de forma articulada com as demais políticas públicas que compõem a rede de proteção e promoção social. Portanto deixá-lo ainda mais acessível é uma forma de tornar melhor o trabalho de identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social para que elas possam ser incluídas em programas sociais.
“O projeto é resultado de parceria entre a gestão do CadÚnico e o CRAS, trabalho que vai contribuir para a efetivação de políticas públicas por meio da base de dados do cadastro, a qual permite que sejam concentrados esforços no atendimento de um público com características e necessidades específicas”, detalhou a secretária de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suélen.
Para mais informações sobre o CadÚnico, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3822-9750 ou procurar o CRAS de sua abrangência a partir do dia 18/5. O atendimento nos centros de referência acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.