Dia de Santos Reis: fé e tradição

Hoje, 6 de janeiro, comemora-se o Dia de Santos Reis. Esse dia é denominado assim por ser o dia em que Jesus, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis Magos. Belchior (ou Melchior), Gaspar e Baltazar são referenciados pela Igreja Católica por terem sido os primeiros a visitar o Menino Jesus.A tradição do Dia de Santos Reis traz veneração e homenagens aos Reis Magos. Nesse dia, os enfeites de Natal cedem lugar às festividades das folias de Reis. As folias são compostas por músicos que tocam instrumentos, em sua maioria, de confecção caseira e artesanal.
O grupo se organiza sob a liderança do Mestre da Folia e, seguindo a bandeira, cumpre rituais tradicionais de beleza e riqueza cultural inquestionáveis. São entoadas canções religiosas que animam as festas regadas a fartas mesas de jantar ou almoço.
Minas Gerais mantém a tradição das folias de Reis e é um dos Estados que abrigam a maior quantidade de folias no Brasil. Essa tradicional festa renova a alegria pelo nascimento do Menino Jesus e mostra a religiosidade expressada em cultura popular.
Pela tradição, as folias saem na noite do dia 25 de dezembro e até o dia 6 percorrem as comunidades rurais, distritos e bairros da cidade cantando e pedindo doações para a realização da grande festa de Santos Reis. Em Patos de Minas, elas acontecem agora no mês de janeiro numa grande demostração de fé e religiosidade.