É ouro! Sala Mineira do Empreendedor de Patos de Minas é referência em atendimento em MG.

A Sala Mineira do Empreendedor de Patos de Minas recebeu hoje (12/12) o Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae. A premiação reconhece instituições que prestam serviços com excelência. A entrega ocorreu durante o 4º Encontro Estadual da Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae, em Belo Horizonte.

A avaliação para receber o selo é feita com base em sete critérios: Qualidade do Atendimento (técnica do cliente oculto), Gestão (planejamento de ações e capacitação da equipe), Ambiente de Negócios (atuação da SME para promover negócios locais), Oferta de Soluções (produtos e serviços adequados às necessidades dos empreendedores), Infraestrutura, Presença Digital e Capilaridade.

O Selo Ouro do Sebrae reconhece os avanços da SME de Patos de Minas, que este ano reduziu o tempo de espera para abertura de novos negócios. Em apenas um dia já é possível estar regularizado, o que antes levava semanas. Com o aumento de 2 para 7 atendentes, o atendimento no setor também está mais rápido. Em 2023, a Sala Mineira local realizou 1.531 atendimentos para diferentes CNPJs.

Todo o trabalho realizado reflete positivamente para a cidade. O relatório mensal da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), que informa o volume de empresas abertas por município, coloca Patos de Minas entre as sete cidades com o maior número de empresas constituídas em novembro. Com 127 novas empresas, Patos de Minas ficou à frente de cidades com população maior, como Betim(109), Governador Valadares(108) e Divinópolis(98).

Mais empresas resultam em mais postos de trabalho. De acordo com dados do Caged, nos últimos três anos foram criadas 10 mil novas vagas formais de trabalho em Patos de Minas, crescimento maior do que a soma dos últimos dez anos.

A Sala Mineira do Empreendedor de Patos de Minas é resultado da parceria entre a Prefeitura de Patos de Minas, o Sebrae Minas, a Rede Aqui Tem Sebrae, o Governo de Minas Gerais e a Jucemg, com objetivo de desburocratizar os empreendimentos do município, apoiando seu desenvolvimento e dando-lhes suporte.

No local é oferecido suporte técnico para o processo de abertura, alteração e finalização de empresas, com assistência para empreendimentos e negociantes de qualquer área. Entre os serviços oferecidos estão expedição de alvará de funcionamento; alteração contratual; e auxílio, por meio de tutoriais, sobre abertura de inscrições e pedido de viabilidade. A Sala Mineira também estimula apoio e benefícios para aqueles que utilizam o MEI.

Os atendimentos são presenciais (R. Dores do Indaiá, 17, 4º andar, anexo ao Sindicomércio, Centro), por telefone e WhatsApp (34 3822-9100) ou pelo e-mail (saladoempreendedor@patosdeminas.mg.gov.br).