Educação: inauguração da reforma do CMEI Caic é realizada

Evento festivo também celebrou os 30 anos da Escola Municipal Professor Aristides Memória

 

A Prefeitura de Patos de Minas realizou, neste sábado (23/3), a inauguração da reforma do CMEI Caic. O dia, festivo para a comunidade atendida pela instituição, marcou também a comemoração do aniversário de 30 anos da Escola Municipal Professor Aristides Memória. Esses dois importantes momentos foram celebrados por educadoras infantis, professores, alunos e pais em cerimônia realizada na sede da escola. Ex-alunos, convidados especiais e autoridades também estiveram presentes na solenidade. 

 

Durante o evento, o prefeito Luís Eduardo Falcão ressaltou o compromisso de Patos de Minas com a educação infantil, destacando o papel fundamental dessa etapa de ensino na formação humana. “Este é um dia de celebração e gratidão. Um momento de grande orgulho para todos nós. Acreditamos firmemente que cada criança merece um ambiente seguro, estimulante e acolhedor para aprender e crescer, e é exatamente isso que esperamos proporcionar com as instalações do CMEI Caic renovadas”, declarou o chefe do Executivo.

 

O secretário de Educação Carlos Rodrigues também elogiou o espaço revitalizado, afirmando: “Nossas crianças merecem o melhor ambiente para a melhor educação. E um CMEI bem cuidado, com estrutura que traz segurança e conforto é um convite ao aprendizado”.

 

A obra no centro de educação infantil incluiu a construção de novas muretas, manutenção e restauração de janelas e portas, instalação de nova rede elétrica e de sistema de combate a incêndio, manutenção da rede hidrossanitária e recuperação da pintura do prédio. Também foi construído novo refeitório, cozinha mais ampla, dois banheiros com acessibilidade entre outras melhorias. 

 

30 anos de escola – Alunos e servidores da Escola Municipal Professor Aristides Memória prepararam apresentações para comemorar o aniversário da instituição. Poemas autorais, canções, coreografias e mural com parte da história da escola foram as formas encontradas pelos estudantes e professores para homenagear o local que os acolhe todos os dias. 

 

Criada em 1994 pela Lei Municipal nº 3.648, a escola teve como primeira diretora-geral a professora Martha Caixeta de Queiroz, auxiliada por outros três diretores: Baltazar Inácio Pereira, Elizabeth Maria Cimicati e Mara Patrício. A instituição integrava, quando de sua inauguração, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), que desenvolvia o projeto “Minha Gente” do Ministério da Educação. A escola pertencia ao Subprograma Educação Escolar. 

 

Atualmente são atendidos, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental,  cerca de 820 estudantes, além de 200 alunos do Tempo Integral.