Fim da espera: famílias do Assentamento Dois de Novembro recebem títulos definitivos de seus lotes

Famílias do Assentamento Dois de Novembro, em Santana de Patos, começaram a receber o título de posse de suas terras dentro do programa federal Titula Brasil e por intermédio da Prefeitura de Patos de Minas. As primeiras 31 escrituras foram entregues nessa terça-feira (28/5) em clima de comemoração, uma vez que esse momento é esperado há 25 anos.

Essa conquista para os assentados torna-se realidade a partir de iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, que acolheu a demanda dos moradores e cadastrou o município no Titula Brasil. Depois servidores da pasta foram capacitados pelo Ministério da Agricultura para proceder à regularização. Todo o processo acontece com apoio do Incra, da Emater e de outras entidades.

Após a coleta dos documentos, ocorrida em setembro de 2023, a equipe do município inseriu as informações dos moradores no sistema do Incra e organizou as escrituras. Além dos títulos entregues ontem, há outros 22 em andamento para breve repasse aos proprietários.

Satisfação – Assentados mais antigos da comunidade relembraram as dificuldades enfrentadas ao se mudarem para a área, quando precisaram dormir em barracas de lona e conviver com a falta de água e energia. Muitas melhorias chegaram desde então e agora, com os títulos de domínio em mãos, os beneficiários tornam-se definitivamente proprietários dos lotes, o que lhes garante autonomia e segurança.