Edital de Chamamento Público

CULTURA VIRTUAL Unindo Laços, Quebrando Resistências

Secretário: Ivan Rosa

Telefone: (34) 3822-9892 / 3822-9664

Endereço: Rua José de Santana, 119 – Jardim Centro – Patos de Minas/MG (sede da Biblioteca João XXIII)

Horário de funcionamento: 12h às 18h

E-mail: secretariadecultura@patosdeminas.mg.gov.br

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Lei Complementar 553/2017

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer é o órgão de assessoramento ao Prefeito e de elaboração, execução e avaliação das políticas culturais, turísticas, esportivas e de lazer, competindo-lhe especialmente:

  • I – promover e difundir os movimentos culturais do município;
  • II – estimular a preservação das raízes culturais da municipalidade;
  • III – estimular as manifestações de natureza artística e popular;
  • IV – apoiar o esporte amador e especializado para as crianças, jovens e adultos;
  • V – apoiar, excepcionalmente e mediante lei específica, o esporte profissional;
  • VI – assegurar espaços físicos destinados ao lazer;
  • VII – planejar e executar atividades de lazer para a comunidade;
  • VIII – pesquisar, selecionar e preservar objetos, documentos e valores históricos do município;
  • IX – administrar e preservar o Museu Histórico de Patos de Minas;
  • X – levantar prédios de natureza histórica do município e viabilizar os seus tombamentos;
  • XI – apoiar a publicação de obras que registrem usos e costumes e toda a tradição histórica do município de Patos de Minas;
  • XII – gravar depoimentos das pessoas idosas sobre a vida política e social do município;
  • XIII – motivar os jovens para a pesquisa de caráter histórico, bem como respeito aos valores e tradições do município;
  • XIV – administrar e manter atualizada a Biblioteca Pública “João XXIII”;
  • XV – desenvolver projetos de estímulo à leitura, inclusive em parceria com as escolas municipais;
  • XVI – administrar e apoiar o Conservatório Municipal;
  • XVII – elaborar e executar Plano Municipal de Cultura;
  • XVIII – elaborar e executar Plano Municipal de Turismo;
  • XIX – administrar, diretamente ou indiretamente, os pedalinhos municipais;
  • XX – planejar, executar e supervisionar os eventos turísticos do Município, especialmente Festa Nacional do Milho e Festejos de Finais de Ano;
  • XXI – divulgar as atrações turísticas do município em diversas localidades, objetivando o desenvolvimento do turismo.

    Covid-19: informe sobre o fluxo de atendimento

    A Diretoria de Atenção Básica informa que o fluxo de atendimento para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, incluindo crianças, continua sendo realizado nas unidades de saúde da família e no Hospital de Campanha. Contudo a população deve observar a seguinte divisão: sinais e sintomas leves, atendimento nas USFs;
    sinais e sintomas moderados ou graves, atendimento no HC.

    Covid-19: calendário de vacinação para 25 a 28 de junho

    Moradores de Patos de Minas com 53 anos completos serão vacinados na segunda-feira (28/6) no antigo Projeto Saci. O público foi dividido pela inicial do nome, sendo o horário de atendimento das 8h às 15h. A previsão é que a faixa de 52 a 50 anos e as lactantes também recebam a primeira dose na próxima semana, mas a Secretaria de Saúde aguarda informações sobre as novas remessas para fechar o cronograma.

    Covid-19: aberto cadastro para vacinar público geral de 40 a 49 anos

    A Prefeitura de Patos de Minas está organizando-se para vacinar a população em geral com idade entre 40 anos completos e 49 anos. Por isso quem faz parte dessa faixa etária já pode cadastrar-se na fila on-line, mas vale lembrar que ainda não há data definida para o início das convocações.

    Covid-19: marcada para sábado vacinação dos caminhoneiros

    Caminhoneiros (empregado, cooperado ou autônomo) residentes em Patos de Minas vacinam-se contra Covid-19 nesse sábado (26/6), das 8h às 14h, no antigo Projeto Saci (Rua Ouro Preto, 777, Várzea). Os profissionais devem comparecer seguindo a divisão da inicial do nome estabelecida no cronograma e portando os documentos exigidos para recebimento da dose.

    Presidente da Copasa é recebido na Prefeitura de Patos de Minas

    Na manhã desta terça-feira (22/6), o presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, foi recebido pelo prefeito Luís Eduardo Falcão para discutir sobre questões referentes ao serviço prestado pela empresa. Também participaram do encontro o secretário de Governo, Emerson Rocha de Azevedo, e o de Obras, Paulo Henrique Caixeta.

    Acompanhado por uma comitiva da companhia, o presidente tratou da situação da prestação de serviços na cidade, e, durante a reunião, o prefeito salientou a insatisfação da população patense com o serviço prestado. Foram analisados contratos e aditivos assinados em gestões anteriores, além de serem apresentados relatos da situação recorrente de desabastecimento em diversos bairros da cidade.

    Prefeitura abre processo seletivo para contratar médico

    A Prefeitura de Patos de Minas vai realizar processo seletivo simplificado para contratação de médico. As inscrições podem ser feitas no período de 23 a 27 de junho, com envio de currículo padrão e documentação para o e-mail saude.chamamento@patosdeminas.mg.gov.br.

    São requisitos básicos estabelecidos no Edital nº 008/2021 que o candidato possua curso superior em medicina concluído em instituição reconhecida pelos sistemas federal ou estaduais de ensino e registro no Conselho Regional de Medicina – CRM/MG. Há duas vagas para o cargo de técnico de nível superior I/médico com especialidade em clínica médica, e o vencimento básico é de R$ 3.928,23 para uma carga horária de 22 horas semanais.

    Covid-19: calendário de vacinação para 22 a 25 de junho

    A Prefeitura de Patos de Minas continua a vacinar a população em geral na semana que vem, a partir de quarta-feira (23/6). Estão convocados as pessoas de 56 a 54 anos completos, conforme calendário abaixo. Na terça-feira serão atendidas com a primeira dose as grávidas e puérperas sem comorbidades pela manhã e grupos de segunda dose à tarde.

    Covid-19: aberto cadastro para vacinação de caminhoneiros

    Está aberto o cadastro para vacinação de motoristas do transporte rodoviário de cargas, os caminhoneiros (empregado, cooperado ou autônomo). Eles estão entre os próximos grupos prioritários e provavelmente receberão a primeira dose ainda em junho. A data exata da convocação depende do envio de doses para esse público por parte do Governo de Minas Gerais.