De casa, jurados avaliam trabalhos artísticos do Concurso Cultural “Patos Coração e Chão”

Análise é feita por meio da plataforma digital inserida no portal da prefeitura. Grupo de WhatsApp foi criado para discussões internas da comissão

As avaliações dos trabalhos artísticos do Concurso Cultural Virtual “Patos Coração e Chão” por parte da comissão julgadora foram iniciadas no fim de semana, quando os seis membros que compõem o grupo puderam acessar a plataforma digital inserida no portal da prefeitura (patosdeminas.mg.gov.br / menu “Cultura”). O espaço virtual, criado pela Diretoria Municipal de Comunicação, disponibiliza ao público todos as produções inscritas no concurso, distribuídas nas respectivas categorias.

Com fichas de votação em mãos, cada jurado faz a sua análise de casa, avaliando, cuidadosamente e virtualmente, os trabalhos artísticos. Os membros que compõem a comissão de seleção são integrantes dos conselhos municipais de Política Cultural e de Patrimônio Histórico e Cultural. Eles foram anunciados na Portaria nº 4.398, assinada pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves no dia 21 de maio. 

Segundo o edital do concurso, “durante o processo de análise dos trabalhos, a comissão de seleção poderá fazer convite à pessoa com experiência e conhecimento na área respectiva, para auxiliar na avaliação”.

Jurados – Pertencentes somente ao Conselho Municipal de Política Cultural estão os seguintes jurados: Stênio de Sousa Caixeta, diretor do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues; Consuelo Nepomuceno, coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Unipam e diretora do Grupo Tupam; Vivaldo Machado Maia Cardoso, artesão e presidente da Associação de Fiandeiras e Artesãos de Patos de Minas (Afiap); Tertuliano Albuquerque – Bill, artista plástico e presidente da União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas (Unart).

Já o jurado Danilo Andrade Guerra é membro de ambos os conselhos, além de ser arquiteto, urbanista e servidor público municipal. O sexto jurado é Eduardo Cardoso de Araújo, também arquiteto e urbanista, membro unicamente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural.

.