A Prefeitura de Patos de Minas lamenta a situação ocorrida com o morador do distrito de Areado.
Informamos que o problema é antigo e envolve a execução de nova rede para captar a água da chuva. O canal atualmente existente no local é insuficiente. Assim que a atual gestão tomou conhecimento, começou a buscar formas de resolver a situação:
- Já foi verificada a necessidade de construir uma rede de drenagem de aproximadamente 100 metros de comprimento no local. Porém é preciso realizar estudo de vazão, para identificar o diâmetro adequado ao volume de água a ser lançado no canal.
- Antes de a obra ser executada, é preciso considerar dois pontos críticos: a questão ambiental e a dos terrenos particulares. Isso porque o traçado da rede até o ponto final de lançamento (localizado acima da LMG 743 – rede que atravessa a pista) possui nascentes de água a serem avaliadas pelos órgãos ambientais competentes. Devido à extensão, o traçado compromete terrenos particulares, e, portanto, deve-se avaliar a servidão de passagem do canal de drenagem por meio de projetos técnicos.
- A administração está neste momento aguardando a realização desses estudos, para então verificar se é possível executar a obra.
- A gestão está sensível ao ocorrido, mas manifestação que vise agredir, obstruir ou danificar o patrimônio público a fim de pressionar a atuação do Executivo municipal não resolve a situação.