Nota oficial sobre acidentes por aranhas

Quanto à morte no dia 6/12 de um homem (44 anos) por suposta picada de aranha, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que:

– conforme avaliações médicas e declaração de óbito, está completamente descartada a relação com acidente por aranhas;

– embora apresentasse ferida na pele inicialmente semelhante às causadas por esses animais, a evolução do quadro de saúde do paciente foi completamente diferente;

– o caso continua sendo estudado por profissionais do Hospital João XXIII (Belo Horizonte), do Hospital Regional Antônio Dias e da Epidemiologia do município.

Informa-se ainda que em 2023, até o momento, há um óbito confirmado por picada de aranha em Patos de Minas. A morte ocorreu no início de novembro, e a vítima foi um homem de 49 anos (aranha-marrom). Ao todo no município são três casos em investigação ou inconclusivos.

Esses dados podem ser confirmados no Painel Epidemiológico – Acidente por Animais Peçonhentos da SES-MG (clique aqui).

Abaixo segue cartilha elaborada pela Vigilância Municipal em Saúde contendo dicas e informações importantes sobre acidentes por aranhas. Recomendamos a leitura e o compartilhamento do material com familiares e amigos (baixe aqui o material).

Cartilha - picadas por aranhas