Novo CMEI no Bairro Sebastião Amorim já recebe as primeiras crianças

Unidade foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (28/5)

Patos de Minas ganhou mais um Centro Municipal de Educação Infantil, o CMEI Professora Iracy Dias Maciel Pôrto. A unidade, localizada no Bairro Sebastião Amorim, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (28/5). O espaço, que já está em funcionamento, tem capacidade para atender aproximadamente 150 crianças das etapas creche e pré-escola.

Durante a cerimônia, o secretário de Educação Carlos André Rodrigues demonstrou satisfação pela entrega de mais uma obra dedicada aos pequenos patenses. “Entregamos hoje um espaço novo, ambiente seguro e estimulante que desempenhará apoio fundamental às famílias que confiam seus filhos aos nossos profissionais”, declarou.

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, ressaltou a importância de investir nas primeiras etapas da educação. “Este espaço reflete o nosso cuidado com a base educacional de nossas crianças. Entregamos a elas um local cuidadosamente planejado e construído para oferecer segurança, acolhimento e propiciar o desenvolvimento integral”, disse.

A obra – Seguindo o mais novo e moderno padrão arquitetônico dos centros de educação infantil, o CMEI do Sebastião Amorim possui quatro salas de aula com solário para recreação e banheiro em cada uma delas; sala multiuso, de amamentação, lactário e sala de professores.

A estrutura também tem banheiros com acessibilidade, pátio central com refeitório, cozinha com sistema de exaustão mecânica, além de outros espaços para administração do local. São 927 metros quadrados de área construída, num investimento de quase R$ 3,7 milhões provenientes de recursos próprios do município.

Professora Iracy – O nome do Centro Municipal de Educação Infantil do Bairro Sebastião Amorim atende à Lei 8.649/2024. A denominação dada à unidade é uma homenagem à professora Iracy Dias Maciel Pôrto, profissional que atuou no município por muitos anos, deixando grande legado para a educação local. Além do trabalho em sala de aula, ela atuou como inspetora escolar na Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas.

Funcionamento – O CMEI iniciou suas atividades no dia 20 de maio com crianças que aguardavam na lista de espera para os maternais I, II e III. Antes da construção da unidade, o público que pertence ao zoneamento desse centro de educação infantil era direcionado para o CMEI Tia Nicinha ou CEI Plim Plim.

Pré-escola – Para a pré-escola (4 e 5 anos de idade), serão ofertadas uma turma de 1° período no turno da tarde e uma de 2° período no turno da manhã. As turmas serão formadas a partir da solicitação de transferência para o novo CMEI.

As famílias interessadas em matricular as crianças nessa etapa devem comparecer ao CMEI (Praça Frei Ildeu Moreira) nos dias 3 e 4 de junho, das 7h às 13h, para preencher o cadastro de solicitação de transferência.

Após o período de inscrições, as crianças serão chamadas para matrícula de acordo com os seguintes critérios:

1. Pertencerem ao zoneamento do CMEI;
  2. Maior distância entre o endereço residencial informado e a instituição em que estão matriculadas;
  3. Menor idade;

O resultado das inscrições será divulgado no próprio CMEI e na sede da Secretaria Municipal de Educação no dia 6 de junho de 2024.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato pelo telefone 3822-9131 (Diretoria de Regulação de Ensino).