Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) forma primeiras turmas em Patos de Minas

Projeto do Sebrae Minas, Colégio Universitário e Promam 5.0 capacitou 70 estudantes da rede pública em técnicos em Administração

Cerca de 70 alunos de Patos de Minas recebem, nesta quinta-feira (6/6), o certificado de conclusão do curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Os estudantes integraram as duas primeiras turmas do NEJ na cidade, um projeto social da Escola do Sebrae, Colégio Universitário Unipam e Prefeitura Municipal, por meio do Promam 5.0, que oferece formação empreendedora e vivência do mundo dos negócios a jovens de escolas públicas. A solenidade de formatura será às 19h, no Auditório do Bloco E, do Unipam.

As aulas tiveram início em maio de 2023 e, ao longo de um ano, os estudantes, que estão cursando o terceiro ano do ensino médio, ou já tenham concluído, receberam capacitação em empreendedorismo e gestão, por meio do curso técnico gratuito. O NEJ em Patos de Minas é o primeiro na região Noroeste e Alto Paranaíba do estado.

A analista do Sebrae Minas Jéssica Viana reforça que o curso estimula o perfil empreendedor dos estudantes. “O NEJ é uma oportunidade para os jovens da rede pública desenvolverem competências empreendedoras para a vida, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho ou para empreenderem em um negócio próprio”, destaca.

O curso é ofertado pelo Trilhas de Futuro, projeto do governo de Minas Gerais. Além de ser gratuito, os alunos recebem ajuda de custo, utilizam toda a infraestrutura oferecida pelo Unipam, e contam com acompanhamento social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

“Para o Colégio Universitário Unipam, instituição educacional que executa a formação dos alunos nessa metodologia incrível, também foi um momento de grande aprendizado”, destaca o diretor da instituição, Fernando Silva.