Patos de Minas adere ao Programa Descubra

`Prioridade de atendimento do Programa de Incentivo à Aprendizagem são jovens e adolescentes de 14 a 21 anos de idade

O prefeito Luís Eduardo Falcão assinou, nesta quinta-feira (23/6), termo de adesão ao Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra. A assinatura aconteceu no gabinete e contou com a presença do procurador do Trabalho Dr. Rodney Lucas Vieira de Souza, da secretária de Desenvolvimento Social Jorgiane Suelen e de representantes do Ministério Público do Trabalho, do Senai, Senac, da Fiemg, Rede Cidadã, Sedese e Casa de Semiliberdade. Também participaram do momento servidores da SMDS.

O “Descubra” visa inserir adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social em programas de aprendizagem e no mercado de trabalho, na condição de aprendizes, criando, assim, uma rede de apoio e integração social. O programa foi implantado em Belo Horizonte no ano de 2019, e, devido ao sucesso da experiência, está sendo levado a cidades do interior.

Após a assinatura do termo de adesão, as próximas etapas para implementação do programa no município são: formação de comitê gestor; pré-qualificação dos candidatos a participar do programa; mobilização de vagas pela Procuradoria do Trabalho; realização de processos seletivos pelos parceiros; e, finalmente, contratação dos jovens. 

“Um trabalho a muitas mãos. É isso que o Programa Descubra significa, pois são as parcerias firmadas entre as esferas do poder público, organizações da sociedade civil, empresas e unidades de oferta de qualificação profissional que tornarão sólida essa iniciativa”, declarou Jorgiane, completando: “Por meio da união de esforços e de ações articuladas será possível ampliar as oportunidades para adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade e promover inclusão profissional”.

Grupo prioritário – A prioridade de atendimento do Programa de Incentivo à Aprendizagem são jovens e adolescentes de 14 a 21 anos de idade em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados do trabalho infantil.