Patos de Minas começa a aplicar vacina atualizada contra a Covid-19

Patos de Minas recebeu, nessa segunda-feira (20/5), as primeiras vacinas atualizadas da Covid-19: o imunizante monovalente com a subvariante ômicron XBB 1.5 (Moderna). O Governo de Minas Gerais repassou 1.550 doses ao município, que, por sua vez, as disponibilizou em todas as unidades de saúde da família.

De acordo com o Ministério da Saúde, as novas vacinas são para o calendário de rotina das crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para atualizar a proteção dos grupos prioritários, por exemplo idosos, pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas.  Pessoas a partir de 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas (nenhuma dose) contra a Covid-19 também podem receber uma dose de XBB. 

  • Consulte AQUI o informe técnico da monovalente XBB 

Os imunizantes atualizados contra a Covid-19 foram liberados para distribuição após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A vacina foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Consulte abaixo o esquema vacinal Covid-19

ESQUEMA VACINAL COVID-19