Patos de Minas é novamente destaque na geração de empregos

Cidade tem o maior saldo este ano entre os municípios com até 340 mil habitantes

Patos de Minas acumula saldo positivo de 4.924 postos de trabalho formais criados em 2022. Os dados são do último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza as contratações e demissões de janeiro a novembro deste ano. O número deixa a cidade entre as cinco que mais geraram empregos formais com carteira assinada em toda Minas Gerais e representa crescimento superior a 40% em relação a 2021, ano registrado como marco na geração de vagas de trabalho no município.

O levantamento feito pelo Ministério do Trabalho detalha também os setores com maior contratação até agora. Em primeiro lugar está o de Serviços (3.215), seguido por Indústria (645), Comércio (519), Agropecuária (299) e Construção (246). Mulheres ocupam 2.767 vagas, enquanto 2.157são ocupadas por homens. 

Considerando os municípios com até o dobro da população local, Patos de Minas lidera o ranking estadual e é o município com a maior geração de empregos do ano. O prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira parabenizou os que acreditaram na cidade e trabalharam para esses resultados. “O mérito é todo da nossa população. A prefeitura tem trabalhado para reduzir a burocracia e facilitar a vida de quem quer investir e trabalhar.”

O Executivo patense tem fomentado parcerias e estruturado a formação profissional para a populaçã. Exemplo disso é a criação do Promam 5.0, que, juntamente com o Sistema S, capacitou mais de 500 pessoas só este ano. Novas parcerias serão firmadas em 2023, e as áreas que mais demandam qualificação podem ser sugeridas pela população e também por empresários diretamente na sede do Desenvolvimento Social. 

A melhor estruturação e atuação mais efetiva da Sala Mineira do Empreendedor nos últimos meses também favorece a geração de empregos com carteira assinada, uma vez que incentiva e facilita a abertura de novas micro e pequenas empresas. Também nessa linha, a administração adequou-se a mudanças que desburocratizaram a formalização do MEI, por exemplo dando-lhe a opção de realizar todo o processo de forma on-line, por meio do Aprova Digital. Com isso ele fica dispensado de atos públicos (alvarás e licenças) e do pagamento de qualquer taxa municipal. Além disso, o acesso ao sistema de emissão de notas fiscais agora é repassado por e-mail.