Patos de Minas recebe Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Novo serviço ajudará pessoas em situação de vulnerabilidade social a conviver melhor em suas famílias e comunidades

 

Durante evento realizado na tarde desta sexta-feira (3/3), foi apresentado à população patense o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Participaram da cerimônia o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o presidente da Câmara de Vereadores Gladston Gabriel da Silva, a secretária de Desenvolvimento Social Jorgiane Suelen de Sousa, a diretora de Proteção Básica Fernanda Dias Fonseca e a coordenadora do SCFV Janahina Aparecida de Araújo Dias. 

 

Durante o lançamento, foram apresentados os profissionais que irão atuar diretamente no serviço: os educadores sociais. O cargo, criado por meio da Lei Complementar nº 666, de 14 de junho de 2022, era requisito básico para a instalação do SCFV na cidade. As três primeiras pessoas a desempenhar a função no município são: Gisele Aparecida Borges, Fabíola Cristina Andrade de Almeida e Valentina Torres. 

 

SCFV – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social e tem o objetivo de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social a conviver melhor em suas famílias e comunidades. Para isso, oferece diversas atividades em grupo, conforme a faixa etária e as especificidades do ciclo de vida em que o participante está. O trabalho do grupo é planejado para compartilhar informações, orientações, vivências, usando também diversas estratégias que serão ofertadas pelos facilitadores de oficinas, tais como: artesanato, dança, esporte, lazer e música, conforme interesse e demanda dos participantes.

 

Podem participar do SCFV crianças e adolescentes entre seis e 15 anos; pessoas adultas de 50 a 59 anos e pessoas idosas acima dos 60 anos. Serão oferecidas 270 vagas, distribuídas na Praça CEU, no Conviver e no Cristavo. Não é necessário fazer inscrição ou matrícula. Os interessados em participar devem procurar o CRAS mais próximo da residência. Os encontros serão realizados três vezes por semana, com duração de até três horas.  O SCFV terá início no dia 6/3 (segunda-feira) no período da tarde.