Patos de Minas terá Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e Equipe Multiprofissional de Apoio

A publicação no Diário Oficial da União, do dia 17 de dezembro de 2019, traz a Portaria número 3.654, do Ministério da Saúde, que autoriza a implantação de duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) no município de Patos de Minas
Uma grande conquista para Patos de Minas foi o decreto publicado no último dia 17 de dezembro no Diário Oficial da União, autorizando a implantação das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e de Apoio, conseguida por intermédio do deputado federal Zé Vitor e do senador Rodrigo Pacheco, que sem medir esforços, se mantêm sempre dispostos a lutar pelos interesses do município.
O Ministério fará o repasse anual de R$ 1.272.000,00 (um milhão duzentos e setenta e dois mil reais) para a manutenção dessas equipes.
A Atenção Domiciliar (AD), integrada à Rede de Atenção à Saúde, é uma forma de assistência à população oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado.
Quando o paciente precisa ser visitado com menor frequência, uma vez por mês, por exemplo, e já está mais estável, esse cuidado pode ser realizado pela Equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e de Apoio (EMAP), do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
O SAD proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evitam-se hospitalizações desnecessárias e diminui-se o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.