Patos de Minas torna-se sede da Supram e do Igam no Alto Paranaíba

Em reunião realizada com o prefeito foram apresentadas propostas e linhas de trabalho para a nova sede
Na tarde dessa terça-feira (17), o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves recebeu em seu gabinete a superintendente regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro, Kamila Borges Alves, a diretora regional de Administração e Finanças da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Triângulo Mineiro, Ilma Soares da Silva, o supervisor regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Frederico Fonseca Moreira, e o coordenador de Controle e Monitoramento do IEF, Cleiton da Silva Oliveira, para tratarem de detalhes relacionados à implantação das sedes da Supram e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) do Alto Paranaíba. Na reunião, foram abordados assuntos como o local para instalação e os conceitos e linhas de trabalho dos órgãos.
A Supram tem por finalidade gerenciar e executar as atividades de regularização, fiscalização e controle ambiental na sua respectiva área de abrangência territorial, além de controlar as atividades administrativo-financeiras descentralizadas, a partir das diretrizes emanadas das subsecretarias da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O Igam foi criado em 17 de julho de 1997, sendo vinculado à Semad. Na esfera estadual, o Igam integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e o Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SEGRH).
A Supram Alto Paranaíba, com sede em Patos de Minas, abrange vinte e um municípios, a saber: Arapuá, Araxá, Campos Altos, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Ibiá, Lagoa Formosa, Matutina, Patrocínio, Perdizes, Pratinha, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Sacramento, Santa Rosa da Serra, São Gotardo, Serra do Salitre, Tapira e Tiros.
A implantação das duas sedes em Patos de Minas é uma luta antiga do município, que recentemente também alcançou êxito na inauguração de sedes de outros órgãos importantes, como da Justiça Federal, da 4ª Vara Cível da Comarca e da Superintendência da Caixa Econômica Federal.
Deve-se ressaltar ainda, a importância da participação do deputado estadual Dr. Hely Tarquínio na implantação da Supram e do Igam Alto Paranaíba em nossa cidade.