Todo o parque de IP, incluindo áreas urbana e rural, receberá luminárias com tecnologia LED, proporcionando mais segurança ao tráfego de veículos e de pedestres
A primeira etapa de estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para modernizar a iluminação pública em Patos de Minas está concluída. O resultado foi apresentado ao município, em reunião on-line na última semana, por representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e do consórcio Houer/Viana, Castro, Apparecido e Carvalho Pinto Advogados, contratado pela instituição financeira por meio do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP).
Essa primeira fase contemplou, entre outras entregas, a avaliação de viabilidade econômico-financeira do projeto, a fim de que o custeio seja integralmente com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) atualmente arrecadada pelo município. Esse é um ponto importante para garantir que não haverá aumento no valor do tributo ou custos adicionais à população.
Durante a videoconferência foram repassados os principais aspectos do projeto, que prevê, por exemplo:
• modernização de todos os pontos de iluminação para tecnologia LED, tecnologia essa mais eficiente e durável;
• atendimento integral aos requisitos normativos de iluminação pública;
• atendimento integral da demanda reprimida existente (ruas e praças urbanizadas que ainda não possuem estrutura de iluminação pública);
• economia mínima de 65% de energia gasta com iluminação pública atualmente.
Além da economia de recursos com a modernização de todo o parque de iluminação da cidade e dos distritos, que ocorrerá nos primeiros 18 meses de contrato, o projeto proporcionará mais segurança ao tráfego de veículos e de pedestres, maior sensação de segurança pública, valorização do patrimônio histórico municipal e melhoria dos espaços públicos para uso da comunidade em período noturno. Vale destacar que a concessão, que terá duração de 13 anos, estabelece a remuneração do parceiro privado vinculada ao desempenho e à qualidade na realização dos serviços acordados.
Iluminação convencional em Uberlândia
(Foto: Prefeitura de Uberlândia)Iluminação LED em Uberlândia
(Foto: Prefeitura de Uberlândia)
Privatização x concessão – Efetivada a PPP, a prefeitura fica permitida a transferir, por tempo determinado, os ativos e a prestação dos serviços de iluminação à iniciativa privada. Ao fim do contrato de concessão, o parceiro privado devolverá ao Executivo local toda a infraestrutura do parque de IP modernizada. Portanto esse sistema é muito diferente de privatização, conforme explicou o consultor de projetos da Houer, Mateus Moreira, durante a reunião da última semana.
A modernização da rede de iluminação pública em Patos de Minas faz parte de um programa do Governo federal. A cidade foi selecionada em chamamento público realizado pelo FEP que permite à prefeitura receber assessoramento da CEF na estruturação da modelagem de Parceria Público-Privada para a prestação dos serviços de iluminação pública no município.