Prefeitura lança dia 3 de janeiro o Programa de Arborização Patos Verde Vida

Distribuição de mudas, educação ambiental, monitoramento de plantio são algumas das ações do programa
Será lançando na próxima quarta-feira, 3 de janeiro de 2018, pela Prefeitura de Patos de Minas, às 9h da manhã, o Programa de Arborização Patos Verde Vida. A ideia da Diretoria de Meio Ambiente é para ampliar a cobertura vegetal urbana de Patos de Minas. O programa pretende incentivar voluntários individuais e coletivos para o plantio em calçadas, praças, canteiros centrais de avenidas, buscando uma maior harmonia paisagística para a cidade. O lançamento está marcado para acontecer na rotatória da avenida Juscelino Kubitschek, entre as ruas Major Gote e Dr. Marcolino, onde serão plantadas mudas diversas. Neste primeiro momento, o plantio vai acontecer também descendo pelo canteiro central até próximo à Ditrasa. Após, haverá a mesma ação na Praça Abner Afonso.
Além de atividades de cunho sócio-ambiental, o programa tem como uma de suas tarefas principais promover o reflorestamento em áreas de preservação ambiental e parques do município. Antes da formulação do programa, houve a visita de espaços públicos para verificação das condições para se tornarem possíveis locais contemplados com o programa, além de uma elaboração do planejamento com análises aprofundadas e estudos específicos a fim de serem escolhidas espécies apropriadas e definidas as quantidades a serem destinadas para os locais, de forma a evitar conflitos com os equipamentos urbanos presentes e com o trânsito.
O período chuvoso é o ideal para o plantio de mudas e para isso, as ações irão se intensificar. Alguns locais já foram definidos como é o caso das avenidas Fátima Porto, Tomaz de Aquino, Arlindo Porto, Paranaíba, Getúlio Vargas, Deputado Binga, João Batista Rodrigues, Edson Nunes da Paula do bairro Barreiro, Presidente Tancredo Neves do bairro Ipanema, Francisco de Paula Ferreira, no Residencial Gramado e Marabá; das praças Quatro do bairro Jardim Itamarati, Antônio Simão Basílio no bairro Jardim Panorâmico, CEU do bairro Alto Colina, praça do Cruzeiro no bairro Caramuru e Francisco José da Mota no bairro Ipanema; do prolongamento da avenida Fátima Porto e Travessa Mangabeiras do bairro Jardim Esperança.
Serão feitas ações de educação ambiental para sensibilizar a população a uma adesão voluntária frente à arborização urbana com plantio de mudas nas calçadas, mobilização de plantio e distribuição gratuita de mudas.
O Programa de Arborização vai complementar a ação que acontece regularmente de segunda-feira a sexta-feira, de 12h às 17h30, no posto de distribuição de mudas para plantio urbano, que está instalado no Parque Municipal do Mocambo.