Prefeitura Municipal realiza mais uma etapa de retirada de pneus inservíveis do Ecoponto

Transporte foi feito por carreta-baú com capacidade para 30 toneladas; na próxima semana estão previstas mais duas coletas.Na manhã desta quinta-feira (16/1), houve mais uma etapa de coleta de pneus inservíveis realizada pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Desta vez o transporte foi feito por uma carreta-baú com capacidade para 30 toneladas. Cerca de 2.500 pneus velhos e usados foram retirados do Ecoponto, no bairro Planalto em Patos de Minas e levados para a cidade de Matozinho.
Segundo a Diretoria de Meio Ambiente, responsável pela logística da operação, na próxima semana estão previstas duas coletas de pneumáticos inservíveis do Ecoponto. Toda operação conta com o apoio e reforço da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da equipe de combate à dengue, para armazenar a carga de borracha.
As 30 toneladas retiradas de Patos de Minas nesta quinta-feira tiveram como destino a cidade de Matozinhos, MG, para serem utilizadas na reciclagem da empresa Comércio e Reciclagem de Borrachas Ltda (CBR), situada na rodovia MG-424, km 31, bairro Nossa Senhora de Fátima.
A destinação dos pneumáticos do Ecoponto cumpre-se baseada na destinação final de forma ambientalmente adequada, conforme Resolução do Conama nº 258, de 26 de agosto de 1999, com modificações a 301 de 21 de março de 2002 e a 416 de 30 de setembro de 2009.
As operações para as coletas de pneus nos ecopontos brasileiros são agendadas na Associação Nacional de Indústrias de Pneumáticos (Reciclanip), sediada em São Paulo. O transporte em Minas Gerais é feito pela Benecar Pneus Ltda com sede, no bairro Jardinópolis, em Belo Horizonte.
Logística reversa – A Prefeitura de Patos de Minas através das operações de retirada de pneus velhos promove o controle e combate à dengue e evita maiores danos ao meio ambiente. Porém, a responsabilidade do destino deste tipo de resíduo é dos geradores, dos fabricantes e empresas revendedoras de pneus.
O Município é apenas um órgão regulador e fiscalizador. As empresas de Patos de Minas, que comercializam pneus e similares, também têm responsabilidade na administração do Ecoponto, conforme a Resolução do Conama nº. 416/2009 que dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências.