Serviço é oportunidade para que a pessoa endividada tenha a chance de colocar as contas em dia e organizar sua vida financeira

Nessa quarta-feira (15/9), foi lançado o Núcleo de Apoio aos Superendividados de Patos de Minas. O NAS tem o intuito de auxiliar os consumidores nessa condição, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores, garantindo a conciliação e a mediação de conflitos advindos do endividamento. O serviço já está disponível e será prestado pelo Procon Municipal.
O consumidor informará quais são suas dívidas, e a equipe do núcleo enviará solicitação aos credores e órgãos de proteção ao crédito para apurar o real endividamento. Quem buscar o serviço será atendido também por assistentes sociais, os quais farão estudo familiar visando diagnosticar, por exemplo, se os integrantes enquadram-se em algum benefício social. Ao mesmo passo, ele será atendido por psicólogo, para apuração de algum distúrbio compulsivo a ser tratado e outras avaliações.
De acordo com o coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho Nogueira, o órgão já está preparado para prestar o serviço. “A equipe de atendimento já está treinada para esse tipo de assistência. Enquanto levantamos quais são as dívidas reais e os valores atualizados, a equipe multidisciplinar atua”, pontuou.
Professores e alunos do IFTM são parceiros do NAS, ficando com eles o trabalho de mapear as dívidas dos interessados, bem como avaliar capacidade de pagamento, redução das despesas mensais, criação de plano de orçamento mensal e reserva de emergência. Ao fim, será sugerido um plano de pagamento, o qual será encaminhado ao Procon.
“Com a chegada do plano de pagamento, todos os credores do consumidor serão chamados para conciliação. As partes poderão expor seus argumentos, com o objetivo de chegar a um consenso. Firmado o acordo, ele será homologado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, explica Rafael Godinho.
O Procon de Patos de Minas está localizado na Avenida Getúlio Vargas, no prédio do antigo fórum. O órgão atende pelos telefones 3821-8290 e 3822-9774, das 12h às 18h.