Professora da rede municipal realiza batalha do conhecimento on-line

O objetivo do jogo foi consolidar, de forma lúdica e interativa, o conhecimento construído durante as atividades. Além da diversão, a professora preparou prêmios para os vencedores

Lásara Guimarães, professora idealizadora da atividade

É com entusiasmo e motivação para se reinventar que a professora de geografia da rede municipal de ensino  Lásara Cleonice Silva Guimarães lançou um desafio para seus alunos: a Batalha do Conhecimento. Com o meio ambiente como tema, a educadora mobilizou as turmas nas quais leciona para testar o conhecimento dos estudantes e estimular a participação nas aulas on-line. E o resultado não podia ser diferente: mais interesse dos adolescentes e uma experiência muito positiva no momento de consolidação de aprendizagens. 

A atividade envolveu alunos do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz Rodrigues. As turmas 601 e 602 participaram do jogo na quarta-feira da semana passada (9/6), e, na quinta-feira (10/6), foi a vez dos sétimos anos (701, 702 e 703) e do oitavo ano (801). De acordo com Lásara, os alunos adoraram a ideia e enviaram muitos recados para ela elogiando a iniciativa.

Entrega do prêmio para um dos ganhadores, o aluno Enzo Cunha Trindade, do 6º ano, turma 601

“A diversificação das metodologias empregadas pela escola contribui bastante para fixar o conteúdo. Com o jogo, conseguimos possibilitar, de forma interativa e lúdica, a ampliação do conhecimento construído nas atividades de geografia e levar diversão para os alunos”, declarou a docente. “É muito gratificante ver o interesse e a vontade de participar dos estudantes. Isso mostra que vale a pena buscar formas diferentes de desenvolver o conteúdo escolar”, destacou. 

O jogo – A Batalha do Conhecimento – Meio ambiente foi composta por 15 questões, cada uma delas com uma dica para o aluno. As perguntas foram apresentadas por meio de slides, e a participação na atividade aconteceu pelo Google Meet. O desafio era acertar o maior número de respostas. No final, os estudantes que pontuaram mais foram os vencedores.