Profissionais da rede municipal de ensino ganham capacitação em educação inclusiva

Patos de Minas disputou edital a nível nacional e está entre as cidades escolhidas para participar do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”

 

Patos de Minas é uma das dez cidades brasileiras selecionadas para participar do “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão escalados para essa importante capacitação. A iniciativa é do Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos de renome nacional, e conta com apoio do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Movimento Bem Maior. 

 

A formação para educadores, gestores escolares e técnicos de secretarias de educação começa na próxima semana. O primeiro encontro será presencial, em São Paulo, e terá a participação de dois profissionais da Semed. Na sequência, entre os meses de março e junho, os encontros serão em Patos de Minas, de forma semipresencial. Quarenta profissionais de dez escolas municipais farão essa etapa, cuja carga horária soma 100 horas. 

 

Em 2024 o curso para elaboração de políticas de formação em educação inclusiva será oferecido a técnicos das secretarias. Já em 2025, ocorrerá o monitoramento da implementação das políticas que foram elaboradas no ano anterior e a pesquisa sobre os impactos gerados pelos cursos.

 

De acordo com o edital, o projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” visa potencializar as políticas públicas locais que proporcionem educação de qualidade para todos, com ênfase no atendimento de estudantes com deficiência, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação.