Programa de Combate à Dengue realizará primeiro LIRAa de 2019

Na manhã desta terça-feira (22), o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) iniciou o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O levantamento será realizado até nesta sexta-feira (24) em todos os bairros do Município de Patos de Minas.
Durante as visitas, os agentes de combate às endemias levarão informações à população, e caso encontrem algum recipiente com presença de larvas e pupas, a coleta será realizada e encaminhada para o laboratório para análise. Após análise, no período de três dias de trabalho, será possível constatar o índice de infestação predial do Município.
De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, após o resultado do LIRAa, o Programa Municipal de Combate à Dengue vai elaborar estratégias de trabalho. “Os agentes vão elaborar estratégias como intensificação de ações, mutirões, campanhas educativas, continuidade às visitas domiciliares, dentre outras. É necessário ressaltar que a colaboração de toda a população é essencial para que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor de várias doenças seja eficaz”, afirmou Geize.
Ainda segundo a diretora, todos os moradores devem abrir as portas dos seus imóveis e receber a visita dos agentes para que possam realizar o tratamento com larvicida, caso seja necessário, além de informar e mobilizar amigos, vizinhos e parentes. “Os agentes do PMCD trabalham devidamente uniformizados, e em caso de dúvidas sugerimos que os moradores perguntem o nome do agente, a matrícula, peça para ele aguardar e entre em contato conosco pelo telefone 3822-9755. Dessa forma, imediatamente averiguamos se se trata de um servidor”, ressaltou Geize.
O intuito de todo o trabalho realizado pela equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue é promover a saúde da população.