Na manhã desta sexta-feira (14/4), representantes de 45 instituições particulares e públicas de ensino estiveram reunidos em evento sobre a onda de violência que atinge escolas brasileiras. Promovido pela Prefeitura de Patos de Minas, por iniciativa do Procon local, o encontro ocorreu no Unipam e abordou os deveres dos prestadores quanto à oferta do serviço de forma segura aos seus consumidores.
Mas não foi só! A psicóloga convidada Ana Paula Silva enriqueceu o momento ao abordar os aspectos psicológicos que envolvem o aluno, a família e a comunidade, além de discorrer sobre os traços deixados pela pandemia de Covid-19.
Já o médico Everton Edjar A. da Silva, graduado em psiquiatria, deixou valiosa contribuição ao enumerar quais aspectos comportamentais dos estudantes merecem atenção por parte das escolas e dos familiares.
Parceira na promoção do evento, a Polícia Militar também se fez presente com a palestra do sargento Danilo Braga dos Santos. Pedagogo do Proerd e patrulheiro escolar, ele abordou a segurança dos educandários de modo a preservar o corpo docente e discente.
Para o coordenador do Procon Patos de Minas, Rafael Godinho Nogueira, o encontro foi muito positivo. “Conseguimos sanar as dúvidas dos prestadores de serviço e diretores de escolas públicas. E daremos continuidade ao trabalho na próxima segunda-feira (17/4), quando formataremos documento apresentando à comunidade as conclusões do evento e quais consensos foram formados entre nós e os participantes, especialmente o da necessidade de participação da família no combate a essa onda de violência à escola, que também é vítima.”
Essa continuidade do trabalho acontecerá na sede da Câmara Municipal, com a participação dos promotores e palestrantes do evento, além de vereadores. A vice-prefeita Sandra Gomes, que prestigiou o encontro na manhã de hoje, também contribuirá. Além dela, estiveram presentes os vereadores Cabo Batista, Professora Beth, Gladston Gabriel e Professor Daniel.