Secretaria de Desenvolvimento Social chega a mais famílias por meio do CadÚnico

Ampliação no número de inscritos permite que mais pessoas estejam aptas a beneficiar-se de programas sociais

Atenta ao seu papel de fazer a assistência social chegar àqueles que necessitam dela, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) não tem medido esforços para tornar ainda mais efetivo o seu trabalho. Exemplo disso é a ampliação no número de inscritos no Cadastro Único. Atualmente, Patos de Minas tem mais de 12 mil famílias cadastradas, o que representa cobertura de 85% das famílias com perfil do CadÚnico. Esse percentual é expressivo quando comparado à abrangência de pouco mais de 50% em abril de 2021.

Esse avanço nos números significa que, por meio do trabalho realizado pela SMDS, foi possível identificar mais pessoas de baixa renda e inscrevê-las no Cadastro Único para inseri-las em programas e benefícios sociais. “O aumento no número de cadastrados é resultado de um trabalho incessante de aproximação com a população para identificar as famílias que poderiam estar inscritas, mas que não estavam”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen.  

A titular da pasta explicou ainda que a inscrição no CadÚnico contribui para o acesso a programas, benefícios e direitos sociais que impactam significativamente nas condições de vida da população. “É muito importante que o maior número possível de famílias de baixa renda do nosso município estejam cadastradas, pois é por meio desse banco de dados que é feita a inclusão em programas sociais”, acrescentou. 

A implantação do CadÚnico serviu de base para a unificação dos programas de transferência de renda condicionada e como referência para a maioria dos programas de combate à pobreza. A base de dados desse cadastro concentra informações sobre a identificação das pessoas inscritas, composição familiar, escolaridade, condições de moradia, renda e trabalho, por isso possui relevância na construção de indicadores sociais e na proposição de programas assistenciais. 

A inscrição no CadÚnico é gratuita e pode ser efetuada por famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. Com o projeto “Cadastro Único mais perto de você”, houve a descentralização do cadastramento que agora é feito nos próprios CRAS de referência dos usuários. Para mais informações, entrar em contato no CRAS mais próximo de sua residência ou pelo telefone 3822-9750 ou, ainda, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Avenida Brasília, 85) das 7h às 18h.