Sectel realiza cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio Patrimônio Cultural na Escola – Cultura Afropatense

Cerca de 200 produções de escolas da rede pública e privada de Patos de Minas foram inscritas no concurso

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) realizou, na noite dessa quinta-feira (24/11), a premiação dos vencedores do 1º Prêmio Patrimônio Cultural na Escola – Cultura Afropatense. A atividade integra a programação da 2ª Semana Municipal da Consciência Negra, cujas ações tiveram início no dia 15 de novembro.

O concurso, dividido em três categorias – Poema, Reportagem e Carta Aberta – possibilitou aos estudantes conhecer um pouco mais sobre o patrimônio histórico-cultural de Patos de Minas e aprofundar-se a respeito da Roda de Capoeira, do Congado, do Moçambique e da Umbanda, bens protegidos do município que deveriam ser abordados nos textos. Foram recebidas aproximadamente 200 produções de escolas da rede pública e privada de Patos.

O prêmio distribuiu mais de R$ 10 mil, sendo R$ 1 mil para o primeiro lugar de cada categoria, R$ 500 para o segundo e R$ 300 para o terceiro. Os professores responsáveis pelo projeto nas instituições de ensino também foram premiados. Os valores são provenientes do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac), e a organização do concurso ficou sob responsabilidade da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep).

Premiações – Após serem analisados os critérios originalidade, adequação ao tema, qualidade da produção e adequação ao gênero textual proposto, foram selecionados os textos dos seguintes alunos:

Categoria Poema (4º e 5º ano do ensino fundamental):

1º lugar – Miguel Cândido R. Guimarães (E. E. Deiró Eunápio Borges)

2º lugar – Lara Aparecida Saturnino da Silva (E. M. Gino André Barbosa)

3º lugar – Maria Clara Bontempo Matos (Colégio Fonseca Rodrigues)

Categoria Reportagem (8º e 9º ano do ensino fundamental)

1º lugar – Júlia Gontijo Duarte (E. M. Professora Marluce Martins de Oliveira Scher)

2º lugar – Emily Vitória Ribeiro de Freitas (E. M. Professora Marluce Martins de Oliveira Scher)

3º lugar – Mariana Rodrigues Marins e Silva (E. M. Professora Marluce Martins de Oliveira Scher)

Categoria Carta Aberta (Ensino médio)

1º lugar – Julienny Santos Linhares (Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM)

2º lugar – Lucas Moreira Guimarães (Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM)