Segunda etapa de vacinação contra gripe começa quinta-feira com novo público-alvo

Estão no grupo prioritário caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento
As unidades básicas de saúde (UBS) de Patos de Minas estão se preparando para a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começa nessa quinta-feira (16). A principal novidade é a inclusão de caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo ao público prioritário dessa etapa, composto também por doentes crônicos (por exemplo cardiopatas, asmáticos, hipertensos, diabéticos) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

As novas categorias foram incluídas no grupo prioritário porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra a doença Covid-19, essa vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, uma vez que as duas enfermidades apresentam sintomas semelhantes. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, na quinta-feira as unidades básicas de saúde serão abastecidas com cinco mil doses da vacina contra a gripe. As senhas serão distribuídas no próprio dia da vacinação, a partir das 7h, e a aplicação das doses terá início às 10h. O sistema drive thru será oferecido no Pátio Central Shopping, começando às 8h.

Haverá vacinação em todas as unidades básicas de saúde, com exceção da UBS Alto da Serra. Os usuários da UBS incorporada ao Centro Integrado de Assistência à Saúde (Cias) devem procurar a unidade localizada no Bairro Nova Floresta, onde provisoriamente acontecem os atendimentos do Cias. As instalações do Centro Integrado estão sendo utilizadas para montagem de um Hospital de Campanha.
Algumas orientações devem ser observadas:

– recomenda-se que o paciente, sobretudo aquele com doença crônica, compareça a sua UBS de referência;
– o paciente com doença crônica deve apresentar documento pessoal com foto e receita médica ou declaração assinada por médico constatando essa condição clínica;
– idosos e profissionais de saúde que ainda não se vacinaram podem procurar o serviço no dia 16 de abril. Acamados estão sendo vacinados em casa;
– policiais, bombeiros e seguranças serão atendidos nas próprias unidades de serviço; os caminhoneiros serão vacinados nas empresas em que trabalham (sendo autônomo, pode-se buscar a vacina na UBS).
– as doses de vacina são regularmente repostas nas UBS, portanto não é necessário madrugar nas filas.

Foto: reprodução internet