A equipe diretiva das escolas municipais entrará em contato com as famílias que vão receber o auxílio para entrega do kit
A Secretaria de Educação de Patos de Minas vai distribuir mais de mil kits de alimentos para famílias de alunos carentes da rede municipal de ensino. A medida está de acordo com a Lei 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Os alimentos já haviam sido distribuídos para as instituições de ensino e seriam utilizados na merenda escolar. Com a autorização legal, os itens em estoque foram organizados em kits que serão entregues a famílias de estudantes matriculados nas escolas municipais. Cada kit contém: 5kg de arroz, 3kg de feijão, 3 litros de leite, 1 litro de óleo e 1kg de macarrão.
A determinação dos beneficiários dos kits foi feita com base em dois critérios: o primeiro deles levou em consideração a relação de todos os alunos cujas famílias recebem auxílio do Programa Bolsa Família. O segundo critério baseou-se na listagem de famílias carentes elaborada pelas escolas.
O cronograma de entrega dos kits, nas escolas do meio urbano, prevê distribuição entre os dias 4 e 13 de maio. Nessa segunda-feira (4), alunos da Escola Municipal Jacques Corrêa já começaram a receber as doações. Quanto aos alunos do meio rural, a entrega dos alimentos acontecerá por meio do transporte escolar em data que será, em breve, divulgada pela Semed.
Como existe uma listagem pré-determinada, a equipe diretiva das escolas fará contato com as famílias repassando as orientações necessárias para a entrega dos kits. Essa forma de distribuição será utilizada a fim de garantir que não haja aglomerações nas unidades escolares.
Duas etapas de entrega – A distribuição dos kits está organizada em dois momentos. Na segunda etapa, que acontece de 18 a 22 de maio, as famílias vão receber alimentos como ovos, legumes e frutas (itens que ainda estão sendo adquiridos).