“No trânsito, escolha a vida” é o tema de 2023
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade, realizou a abertura oficial do Maio Amarelo na manhã desta quinta-feira (4/5). A cerimônia aconteceu na sede administrativa e foi marcada pela presença da vice-prefeita Sandra Gomes, do representante da Câmara Municipal João Batista Gonçalves e da secretária de Trânsito Ana Paula Morais da Silva. Também estiveram presentes autoridades de trânsito, vereadores, parceiros do movimento e agentes da Settram.
A solenidade foi o marco inicial das atividades que serão realizadas durante todo o mês. A programação traz palestras para estudantes, abordagens educativas no trânsito e a segunda edição do Projeto Cidadania no Trânsito.
Durante a cerimônia, Ana Paula chamou a atenção para o alto índice de acidentes de trânsito e destacou a importância da conscientização da população para um trânsito mais seguro. A secretária ressaltou também a vantagem do desmembramento da Settram para o fortalecimento das ações já realizadas e aumento da capacidade de atuação da equipe.
Vale destacar que, além de trabalhar ações educativas, a prefeitura está implantando medidas para coibir o desrespeito às leis de trânsito e consequentemente diminuir os acidentes. Uma delas é a instalação de dispositivos eletrônicos que detectam o avanço de sinal vermelho. Inicialmente são dois equipamentos: na esquina da Rua Major Gote com Avenida Paranaíba e na esquina das ruas Doutor Marcolino com Avenida Brasil.
Além disso, os agentes de trânsito estão diariamente em rodízios nas portas das escolas, tanto para garantir a segurança dos alunos no acesso às unidades de ensino quanto orientar os pais a não pararem em fila dupla, conduta muito frequente na cidade.
Maio Amarelo – Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, o movimento Maio Amarelo traz como proposta alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo da campanha é promover ações coordenadas entre poder público e sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária.