Teatro Municipal Leão de Formosa terá novo aparelho de ar-condicionado

Outros serviços também serão executados, por isso o local fica fechado ao público a partir desta quarta-feira

O calendário de eventos de 2022 no Teatro Municipal Leão de Formosa terminou nessa terça-feira (20/12) com o recital de piano dos alunos do professor Vagner Mesquita. A agenda para 2023 será aberta somente quando alguns serviços de manutenção preventiva e corretiva tiverem sido executados no local.

O primeiro trabalho será o de limpeza, e já começou. Durante a manhã de hoje, funcionários do teatro começaram a desparafusar as poltronas da plateia. Todas serão retiradas para que carpete e cortinas sejam lavados a seco. Depois da higienização, será aplicado produto antichamas.

Haverá intervenções também para solucionar uma das maiores reclamações de usuários do teatro: a temperatura na sala de espetáculos, problema citado desde 2010. O local chegou a ficar fechado por três anos para reforma, mas, quando reinaugurado, em 2020, apresentava defeitos exatamente no telhado e no ar-condicionado.

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer contratou a manutenção para o aparelho algumas vezes, mas não foi suficiente. Agora, com o término da reforma do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues, que custou quase R$ 1 milhão, a pasta conseguiu incluir no Orçamento de 2023 recursos para sanar essas necessidades do teatro.

O planejamento para a retirada do ar-condicionado antigo e a instalação de um novo já está sendo feito, o que inclui, por exemplo, licitar a compra do equipamento e a empresa para executar o serviço. Será necessário até mesmo um plano rigging, que é quando se monta uma operação para movimentar carga muito pesada utilizando guindaste móvel.

Além da substituição do aparelho, está prevista revisão da parte elétrica e do telhado do imóvel. Os orçamentos já estão sendo elaborados, e todas as etapas das manutenções são planejadas com muita responsabilidade para que, desta vez, quando o Teatro Municipal for reaberto, esteja realmente com condições adequadas para receber o público e os artistas.

Exposição – O hall de entrada do Teatro Municipal, que atualmente está com a exposição “Saindo do armário”, ficará aberto para visitação até quinta-feira (23/12). O horário de funcionamento é das 12h às 21h.