Os benefícios eventuais serão destinados às famílias desabrigadas ou desalojadas, atendidas pelas equipes do Centro de Assistência Social às Vítimas das Enchentes (CASVE) e da Defesa Civil, em janeiro de 2023.
O governo de Minas Gerais liberou para o município de Patos de Minas o recurso emergencial, do Plano Recupera Minas, que destina verbas estaduais para ações de infraestrutura e suporte a pessoas e cidades afetadas pelos fortes temporais no estado. O valor do Fundo Estadual de Assistência Social é repassado para o Fundo Municipal de Assistência Social e pago por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, como Benefício Eventual em virtude de emergência e calamidade pública.
A prefeitura de Patos de Minas fará nessa segunda-feira (20/11), por meio de transferência bancária, o repasse financeiro no valor de R$110.376,00 (cento e dez mil, trezentos e setenta e seis reais) à 66 famílias. As famílias, já cadastradas, ficaram desabrigadas ou desalojadas durante as enchentes, em janeiro deste ano, e foram atendidas pelo Centro de Assistência Social às Vítimas das Enchentes (CASVE) e pela Defesa Civil.
A resolução do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) recomenda que os recursos de caráter extraordinário sejam utilizados, para a concessão de benefícios eventuais, prioritariamente por meio de pagamento em dinheiro para a garantia do atendimento às famílias que foram desalojadas ou desabrigadas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social já entrou em contato com todas as pessoas que têm direito ao benefício e atualizou os dados bancários. Será depositado na conta do responsável familiar o valor de R$657,00 (seiscentos e cinquenta e sete reais), por cada membro da família.