Vítimas das enchentes deste ano em Patos de Minas recebem auxílio calamidade pública

Os benefícios eventuais serão destinados às famílias desabrigadas ou desalojadas, atendidas pelas equipes do Centro de Assistência Social às Vítimas das Enchentes (CASVE) e da Defesa Civil, em  janeiro de 2023.

 

O governo de Minas Gerais liberou para o município de Patos de Minas o recurso emergencial, do Plano Recupera Minas, que destina verbas estaduais para ações de infraestrutura e suporte a pessoas e cidades afetadas pelos fortes temporais no estado. O valor do Fundo Estadual de Assistência Social é repassado para o Fundo Municipal de Assistência Social e pago por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, como Benefício Eventual em virtude de emergência e calamidade pública.

 

A prefeitura de Patos de Minas fará nessa segunda-feira (20/11), por meio de transferência bancária, o repasse financeiro no valor de R$110.376,00 (cento e dez mil, trezentos e setenta e seis reais) à 66 famílias. As famílias, já cadastradas, ficaram desabrigadas ou desalojadas durante as enchentes, em janeiro deste ano, e foram atendidas pelo Centro de Assistência Social às Vítimas das Enchentes (CASVE) e pela Defesa Civil.

 

A resolução do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) recomenda que os recursos de caráter extraordinário sejam utilizados, para a concessão de benefícios eventuais, prioritariamente por meio de pagamento em dinheiro para a garantia do atendimento às famílias que foram desalojadas ou desabrigadas.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social já entrou em contato com todas as pessoas que têm direito ao benefício e atualizou os dados bancários. Será depositado na conta do responsável familiar o valor de R$657,00 (seiscentos e cinquenta e sete reais), por cada membro da família.